
Palmeiras
Santos
Já o Santos volta as suas atenções para o Brasileirão, competição na qual precisa voltar a vencer para entrar na zona de classificação para a próxima edição da Libertadores. Na quarta-feira (3), às 16h (horário de Brasília), o Peixe visita o Grêmio, pela 34ª rodada.
Com o título da Libertadores e, consequentemente, a participação no Mundial de Clubes, o jogo do Palmeiras contra o São Paulo, que seria disputado na sexta-feira (5), será adiado, já que o Porco estreia na competição no domingo (7), contra o vencedor do duelo entre Tigres e Ulsan Hyundai.
Mauricio Galiotte recebe a taça das mãos de Andrey Lopes para levantar e comemorar na frente da torcida.
QUE FESTA! Felipe Melo pega a taça e leva para comemorar junto com os torcedores palmeirenses.
A GLÓRIA ETERNA! Felipe Melo e Gustavo Gómez levantam a taça da Libertadores da América e o Palmeiras faz a festa no gramado do Maracanã!
Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, também recebe a sua medalha. Os últimos da fila são os capitães Gustavo Gómez e Felipe Melo e o treinador Abel Ferreira.
Além das fotos, muitos jogadores aproveitam para beijar a taça.
Jogadores aproveitam para tirar fotos com a taça.
Agora é a vez dos jogadores do Palmeiras receberem as medalhas de campeão e se posicionarem para o levantamento da taça da Libertadores da América.
Essa foi a última partida de Lucas Veríssimo e Diego Pituca com a camisa do Santos. O zagueiro vai para o Benfica e o volante para o Kashima Antlers.
Jogadores do Santos recebem a medalha de vice-campeão da Libertadores e cumprimentam Rogério Caboclo, presidente da CBF, um dos responsáveis pela entrega do prêmio.
Toda a equipe de arbitragem, incluindo os responsáveis pelo VAR, recebe medalhas pela participação na final.
Com o título, o Palmeiras vai disputar o Mundial de Clubes e estreia a competição no domingo (7), às 15h (horário de Brasília), contra o vencedor de Tigres x Ulsan Hyundai.
Tanto Gustavo Gómez quanto Felipe Melo vestem a braçadeira de capitão. Os dois jogadores devem levantar a taça da Libertadores.
Marinho é eleito o melhor jogador da Libertadores pela Conmebol. Depois de receber o prêmio, foi cumprimentar Rony e Weverton pelo título.
Já Breno Lopes falou sobre ter chegado ao Palmeiras desacreditado e, agora, com o gol do título marcado, provar que tem condições de vestir a camisa alviverde.
Em entrevista, Alison, capitão do Santos, exalta a campanha da equipe e fala sobre "tirar o chapéu" para os jovens atletas que vieram da base.
O gol do Palmeiras saiu minutos depois de confusão iniciada por Cuca, que foi expulso de forma exagerada após tentar retardar arremesso lateral do Verdão. A impressão é que os jogadores do Santos perderam a concentração.
Jogadores do Palmeiras agora se aproximam da área destinada aos seus familiares para comemorar junto com eles.
Abel Ferreira chora de emoção pelo título da Libertadores, o primeiro que o português conquista em sua carreira como treinador de futebol.
Jogadores do Santos desabam em lágrimas de tristeza, enquanto os atletas do Palmeiras fazem muita festa pelo título conquistado.
Em um jogo muito disputado, pegado e com pouquíssimas chances de gol, Breno Lopes sai do banco aos 39 minutos da etapa final e marca de cabeça aos 53, após cruzamento espetacular de Rony, para dar o título para o Palmeiras. Que estrela do atacante e que substituição realizada por Abel Ferreira! O Palmeiras é bicampeão da Libertadores!
É CAMPEÃO! O Palmeiras vence o Santos por 1 a 0, gol de Breno Lopes, e é campeão da Libertadores da América 2020!
Santos tenta desesperadamente subir para o ataque, enquanto o Palmeiras dá chutão em todos lances para evitar o ataque do adversário.
Capitão santista deixa o braço na parte de trás da cabeça de Luiz Adriano e é advertido.
Alan Empereur
Raphael Veiga
Felipe Melo
Rony
Bruno Marques
Pará
Rony teve muita liberdade na direita, não foi apertado por dois adversários e cruzou muito bem. Na segunda trave, Breno Lopes subiu nas costas de Pará, cabeceou no canto esquerdo do gol e abriu o placar nos acréscimos!
O venezuelano é advertido por reclamação.
O lateral-direito é punido por derrubar Cuca no lance.
O árbitro exagera e expulsa Cuca por tentar segurar a bola e retardar a cobrança de lateral do Palmeiras.
CONFUSÃO! Cuca tenta pegar a bola na área técnica, Marcos Rocha tenta pegar para bater rapidamente o lateral e empurra o treinador.
Weverton dá chutão para o campo de ataque, Pará sobe para afastar de cabeça, é deslocado por Rony e sofre falta.
Wellington Tim
Felipe Jonatan
Madson
Kaio Jorge
Gustavo Gómez fica sentindo dores na cabeça após tentar bloquear a finalização de Kaio Jorge e recebe atendimento. O jovem atacante santista também está sob cuidados médicos.
SERIA UM GOLAÇO! Marinho cruza fechado da direita e Luan afasta parcialmente. Diego Pituca chega batendo desequilibrado, Kaio Jorge domina, levanta e finaliza de bicicleta, mas Weverton encaixa no centro do gol.
Santos é lento para fazer a saída de bola no campo de defesa e o Palmeiras também não pressiona.
O Palmeiras tem sete finalizações na partida e ainda não acertou o alvo, enquanto o Santos chutou quatro vezes, sendo uma certa.
Luiz Adriano é acionado na bola longa, cai em disputa física com Lucas Veríssimo e pede falta, mas o lance é legal.
Raphael Veiga cobra escanteio da direita e Lucas Veríssimo afasta de cabeça na entrada da pequena área. No rebote, Danilo arrisca de longe e manda à esquerda do gol, sem perigo para John.
Breno Lopes
Gabriel Menino
Marcos Rocha tenta chute colocado e é bloqueado. John sai do gol, puxa a bola de volta para a sua área, pega com a mão e sofre falta do próprio lateral alviverde.
Marcos Rocha força lançamento para Rony na grande área. John sai do gol e encaixa.
Soteldo ameaça carregar para dentro, corta, invade a área pela esquerda e cruza com perigo. A bola desvia na marcação e Weverton encaixa no centro do gol.
Marinho faz o lançamento buscando a movimentação de Kaio Jorge e Luan afasta de cabeça pela lateral.
Gabriel Menino recebe pela faixa central da intermediária e faz o lançamento buscando a infiltração de Luiz Adriano na grande área. O centroavante não alcança e a bola sobra para John.
Rony tenta carregar da esquerda para o meio, vai mal no lance e é desarmado por Pará.
Patrick de Paula
Zé Rafael
UUUUHHHH! Diego Pituca chuta de canhota de fora da área e Weverton defende de manchete. No rebote, Felipe Jonatan chega soltando a bomba e a bola sai com muito perigo!
Abel Ferreira chama Patrick de Paula. O jovem volante deve entrar em campo nos próximos minutos.
Lucas Veríssimo falha feio no meio-campo, é desarmado por Luiz Adriano e cede o contra-ataque para o Palmeiras. Rony recebe na esquerda, cruza buscando Gabriel Menino e é bloqueado.
O Palmeiras tem 43% de posse de bola, contra 57% do Santos.
Lucas Braga
Sandry
Sandry cruza da direita e Luan afasta mal de cabeça. Soteldo pega a sobra do lado esquerdo da área, tenta servir Kaio Jorge e a zaga alviverde afasta o perigo.
Viña cruza da esquerda, Gabriel Menino cabeceia mal no meio da área e a bola sai alta demais.
O camisa 21 é punido por falta em Raphael Veiga no meio-campo.
Felipe Jonatan sai de campo carregado na maca, mas já está sentado e consciente. O camisa 3 deve permanecer na partida.
Partida paralisada para atendimento médico a Felipe Jonatan, que foi atingido na parte de trás da cabeça. Situação delicada.
Viña cruza da meia esquerda, Gabriel Menino sobe para ajeitar de cabeça na segunda trave e acaba cometendo falta em Felipe Jonatan. O lateral-esquerdo fica caído no gramado e preocupa.
Marcos Rocha cobra arremesso lateral para a grande área e o árbitro marca falta do ataque alviverde.
No contra-ataque, Marinho arranca em velocidade pela direita, carrega para dentro e procura espaço para soltar a bomba. Danilo dá o bote perfeito e realiza o desarme.
UUUHHH! Raphael Veiga surpreende e arrisca chute direto para o gol. A bola passa por John e cai na rede por cima do gol!
Raphael Veiga carrega da direita para o meio, passa por Soteldo e sofre falta de Diego Pituca. Vem bola na área!
O jogo é retomado com cobrança de tiro de meta para Weverton.
Weverton recoloca a sua chuteira e suas luvas e a partida será reiniciada em breve.
Weverton sente dores no tornozelo esquerdo e a partida é paralisada para atendimento médico ao goleiro alviverde.
QUASE! Em cobrança de falta da intermediária, Soteldo pisa e Marinho cruza para a segunda trave. Lucas Veríssimo se livra da marcação, entra livre na pequena área e cabeceia mal, para fora.
O uruguaio comete falta em Marinho e é amarelado.
Na cobrança, Marinho cruza mal, à meia altura, e Raphael Veiga afasta de cabeça na primeira trave.
Luan Peres cruza da meia esquerda, Viña pega apenas de raspão na bola e afasta pela linha de fundo.
Gustavo Gómez faz o lançamento longo buscando Gabriel Menino pelo lado direito da área. O camisa 25 abre demais o braço, atinge o rosto de Felipe Jonatan e comete falta.
John recebe recuo na fogueira, é obrigado a driblar Rony e consegue sair jogando com Lucas Veríssimo.
Na cobrança, Raphael Veiga cruza mal e Kaio Jorge, na primeira trave, afasta de cabeça pela lateral.
Gabriel Menino recebe bom lançamento de Luan na ponta direita, encara a marcação de Luan Peres, ajeita para a canhota e cruza buscando Rony na segunda trave. A bola desvia no zagueiro do Santos e sai em escanteio.
Gabriel Menino sofre falta de Felipe Jonatan na meia direita e reclama com o árbitro, pedindo cartão amarelo para o adversário.
Em cobrança de falta de longe, Soteldo cruza para o meio da área e Gustavo Gómez afasta de cabeça. No rebote, Felipe Jonatan faz novo levantamento e o capitão alviverde rebate pelo alto mais uma vez.
Pará cobra arremesso lateral para Diego Pituca, que usa o corpo para girar. Zé Rafael tenta se antecipar e acaba atropelando o volante santista.
Palmeiras tenta passar mais tempo com a posse de bola nesse começo de segundo tempo.
Gabriel Menino dá belo passe de calcanhar, Luiz Adriano usa o corpo para girar e tenta avançar para sair na cara do gol. Lucas Veríssimo corta de forma providencial na cobertura, Rony pega a sobra e finaliza para fora. Após a conclusão do lance, o bandeirinha marca impedimento no começo da jogada.
Marinho recebe de Soteldo no meio-campo, tenta abrir na esquerda e manda direto pela lateral.
Bola rolando para a etapa final da decisão! As duas equipes voltam sem alterações.
Em jogo bastante disputado, com direito a divididas duras, muitas faltas e um cartão amarelo para cada lado, o Santos tem ampla vantagem na posse de bola, enquanto o Palmeiras se defende bem e aposta nos contra-ataques, mas nenhuma das equipes consegue criar uma chance clara de gol, muito por conta do alto número de passes errados. Com esse empate parcial, a partida está se encaminhando para a prorrogação, mas ainda há muito tempo para os times buscarem o título no tempo normal.
Palmeiras e Santos vão empatando em 0 a 0.
Em disputa pelo alto, Pará atinge o braço na cabeça de Rony e ainda cai por cima do atacante alviverde. Luiz Adriano reclama com o lateral santista, mas o árbitro intervém rapidamente e evita uma confusão.
Vamos até os 47 minutos no primeiro tempo.
Em cobrança de falta da meia direita, Marinho cruza forte demais e manda direto pela linha de fundo.
Rony carrega da direita para o meio e toca em profundidade buscando Luiz Adriano na grande área. A bola passa pelo centroavante e sobra para John.
Na cobrança, Raphael Veiga cruza aberto, Luan ajeita de cabeça, Luiz Adriano desvia e a zaga do Santos afasta o perigo.
Viña puxa contra-ataque em velocidade pela esquerda, Sandry se recupera do seu passe errado e realiza o desarme. A bola sai pela linha de fundo, em escanteio para o Palmeiras.
Soteldo recebe de Felipe Jonatan na meia esquerda, adianta demais no momento do domínio e Luan, na cobertura, manda pela lateral.
Felipe Jonatan cruza da esquerda, Kaio Jorge não alcança pelo alto, Marinho chega um pouco atrasado e a bola passa por toda a área. Do outro lado, Viña dá chutão, é travado por Pará e fica com o arremesso lateral.
Marinho avança pela direita, força passagem entre dois marcadores e é desarmado por Viña.
PEGOU MAL! Na melhor chance da partida até aqui, Raphael Veiga recebe ótimo passe de Marcos Rocha pelo lado direito da área, finaliza cruzado com o pé ruim e manda para fora.
Luan Peres falha no campo de defesa e tem passe bloqueado por Gabriel Menino. Para sorte do zagueiro, a bola sai pela lateral.
O capitão do Palmeiras é punido por pisão em Marinho.
As duas equipes erram muitos passes e não conseguem construir jogadas no campo de ataque.
Raphael Veiga tenta toque de letra para a ultrapassagem de Marcos Rocha na ponta direita, mas acaba mandando direto para fora.
Marinho recebe de Soteldo na direita, tenta cruzamento fechado de canhota e é bloqueado.
Lucas Veríssimo tenta lançamento para Marinho na direita, manda nas costas do atacante e a bola sai pela lateral.
Luiz Adriano recebe de Rony entre os dois zagueiros, vai muito mal no momento do domínio e Lucas Veríssimo recupera a posse para o Santos.
Luiz Adriano puxa contra-ataque em jogada individual, ganha de Diego Pituca na força física e tenta inversão para Rony. Pará faz o corte, demonstra muita frieza e sai jogando pelo Santos.
Marcos Rocha cobra arremesso lateral para a grande área, Lucas Veríssimo sobe mais que Rony para cortar de cabeça e Marinho completa na entrada da área, afastando o perigo.
Kaio Jorge recebe lançamento na direita, domina no braço e coloca na frente. O árbitro marca a falta.
O Palmeiras adianta a sua marcação e tenta pressionar a saída de bola do Santos. Pressionado por Rony, Lucas Veríssimo consegue roupar a primeira linha alviverde, é atingido e fica caído no gramado.
Em cobrança de falta da direita, Raphael Veiga faz o levantamento para a segunda trave, Gustavo Gómez ajeita de cabeça, Luiz Adriano tenta dominar de ombro e a bola sai pela linha de fundo.
Gabriel Menino tenta passe em profundidade para a velocidade de Rony nas costas da zaga santista e Luan Peres faz o corte.
O Santos tem 64% de posse de bola, contra 36% do Palmeiras. Jogo é pegado e nenhuma equipe criou uma grande oportunidade até aqui.
Após cobrança curta de escanteio, Marinho recebe a devolução de Soteldo, cruza forte demais da ponta esquerda, a bola passa por toda a área e sai em tiro de meta.
Após cobrança curta, Soteldo cruza muito mal da ponta direita e manda direto para fora.
Felipe Jonatan recebe ótimo lançamento de Diego Pituca na esquerda e cruza muito forte. Marinho reaproveita na ponta direita, corta Viña, tenta novo levantamento e é bloqueado. Escanteio para o Santos.
Pará protege a saída da bola pela lateral, Rony chega por trás e usa o braço para empurrar o adversários pelas costas. Clima segue quente.
Raphael Veiga toca por elevação buscando a infiltração de Rony na grande área e Luan Peres corta de cabeça.
Soteldo recebe de Luan Peres no círculo central, domina de costas para a marcação e sofre falta de Marcos Rocha.
O jogo é bastante pegado nesses primeiros minutos. Jogadores das duas equipes protagonizam chegadas fortes e o árbitro é obrigado a marcar muitas faltas.
Raphael Veiga cobra novamente e, dessa vez, Lucas Veríssimo afasta de cabeça.
Na segunda cobrança, Raphael Veiga cruza, Gustavo Gómez disputa pelo alto com a marcação e cabeceia por cima do gol. Mais um escanteio.
Em cobrança ensaiada de escanteio, Gabriel Menino bate rasteiro para a primeira trave, Rony ajeita e Raphael Veiga é travado na hora do chute. Novo tiro de canto.
Marinho leva a pior após a trombada com Luiz Adriano e fica caído no gramado com muitas dores. O jogo é paralisado para atendimento médico ao atacante.
BOA CHEGADA! Rony recebe ótima inversão na esquerda, coloca na frente em velocidade e deixa Pará para trás. Da linha de fundo, o atacante bate para o meio, John defende, Marinho chega dividindo forte com Luiz Adriano e afasta pela linha de fundo.
Em cobrança de falta da esquerda, Gabriel Menino cruza fechado, à meia altura. Sandry rebate de qualquer maneira na primeira trave.
O zagueiro é punido por entrada dura em Rony.
Viña recebe de Gustavo Gómez pelo lado esquerdo do campo de defesa, se atrapalha no momento do domínio e deixa a bola escapar pela lateral.
Felipe Jonatan recebe ótimo lançamento de Diego Pituca na entrada da área, mata no peito e é desarmado por Luan. Na sequência, o camisa 3 acerta as travas da chuteira no zagueiro alviverde, que fica caído no gramado.
Rony é lançado por Viña na meia esquerda e ajeita de cabeça para Zé Rafael. O camisa 8 tenta avançar e é desarmado por Sandry.
Pará pedala para cima da marcação na meia direita, ajeita para a canhota e finaliza na rede pelo lado de fora, sem perigo real. Weverton apenas acompanha a saída da bola.
Luan Peres faz a ligação direta buscando Felipe Jonatan na meia esquerda e Luan corta.
Os poucos torcedores presentes no Maracanã começam a partida cantando alto e apoiando as suas equipes.
Em jogada característica, Marcos Rocha bate o lateral para a grande área, Rony desvia para o alto no primeiro momento e, na sequência, comete falta em Marinho em disputa aérea.
Felipe Jonatan cobra arremesso lateral para a grande área e Luan afasta de cabeça. O Santos segue com a posse no campo de ataque.
PELA GLÓRIA ETERNA! O árbitro autoriza e a bola rola para Palmeiras x Santos! Acompanhe as emoções da grande final da Libertadores pelo Placar UOL.
Hino Nacional Brasileiro sendo executado nesse momento.
É DAQUI A POUCO! As duas equipes entram no gramado do Maracanã. A bola rola em instantes para a grande final.
Evair, campeão da Libertadores de 1999 pelo Palmeiras, e Pepe, bicampeão pelo Santos em 1962 e 1963, entram carregando a taça da Libertadores da América.
Faltando pouco mais de 20 minutos para a bola rolar, a movimentação fora do Maracanã vai diminuindo.
Os torcedores das duas equipes se manifestam, seja vaiando o adversário ou aplaudindo a sua equipe.
É a vez do Palmeiras subir para aquecer no campo. Faltam 37 minutos para a bola rolar.
Agora o restante dos jogadores do Santos vêm para terminar o aquecimento no gramado.
John, João Paulo e Vladimir, os três goleiros do Santos, também sobem para o gramado para realizar o trabalho de aquecimento.
O quarteto de arbitragem argentino entra em campo para o aquecimento sob vaias dos poucos torcedores presentes no Maracanã.
Tite, treinador da Seleção Brasileira, marca presença no Maracanã para acompanhar a grande final. Dunga, Cafu e Nunes também estão no estádio.
O Santos também está definido para a final: John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Sandry; Marinho, Soteldo e Kaio Jorge.
O Palmeiras está escalado para a decisão: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Danilo e Zé Rafael; Gabriel Menino, Raphael Veiga e Rony; Luiz Adriano.
Cuca já foi campeão da Libertadores em 2013, quando comandava o Atlético-MG, enquanto Abel Ferreira ainda não conquistou títulos como treinador.
Em entrevista na chegada ao Maracanã, Abel Ferreira falou sobre o privilégio que os jogadores e os membros das comissões técnicas têm em estar na final da Libertadores da América e nesse estádio histórico.
Jogadores do Palmeiras caminham para o vestiário, vestindo devidamente as máscaras e ouvindo música em seus fones de ouvido.
Os ônibus do Palmeiras chegam ao Maracanã nesse momento.
Cerca de 5 mil pessoas estarão no Maracanã para acompanhar a partida, entre eles jornalistas, funcionários, membros da Conmebol, convidados da entidade, dos patrocinadores e dos clubes, além de alguns familiares e amigos de atletas.
Maracanã, palco de Palmeiras e Santos na grande final da Libertadores 2020.
Os ônibus do Santos acabam de chegar ao Maracanã. Delegação do Palmeiras ainda está a caminho.
O campeão da Libertadores iniciará a sua campanha no Mundial de Clubes já no domingo da semana que vem (7), contra o vencedor do duelo entre Tigres e Ulsan.
Os uniformes das equipes já foram definidos há 10 dias: o Palmeiras jogará de camisa verde, calção branco e meiões verdes; o Santos, de camisa listrada em preto e branco, shorts preto e meiões brancos.
Faz muito calor no Rio de Janeiro. A ver como o sol forte afetará a intensidade das duas equipes, principalmente no primeiro tempo.
As duas equipes já saíram dos seus hotéis e estão a caminho do Maracanã.
Já o Santos vai em busca do tetracampeonato, que seria inédito no Brasil, já que está ao lado de São Paulo e Grêmio como maior campeão da competição continental no país, com três títulos. O Alvinegro Praiano conquistou a Libertadores em 1962, 1963 e 2011.
O Palmeiras busca o bicampeonato da Libertadores da América. A única conquista da equipe alviverde foi em 1999, quando bateu o Deportivo Cali por 4 a 3 na disputa de pênaltis, após empate em 2 a 2 no placar agregado.
Cuca tem todos os seus titulares à disposição e tem apenas uma dúvida: Lucas Braga, para manter o quarteto ofensivo formado por ele, Soteldo, Marinho e Kaio Jorge, ou Sandry, para reforçar o meio-campo. O capitão Alison está recuperado da COVID-19 e está confirmado para fazer a proteção à frente da zaga. Na defesa, Lucas Veríssimo, negociado com o Benfica, faz a sua última partida com a camisa do Santos.
Abel Ferreira conta com praticamente força máxima para a final, com exceção dos lesionados Luan Silva e Wesley. Gustavo Gómez, que se machucou no jogo de volta contra o River Plate, atuou os 90 minutos contra o Ceará, pelo Brasileirão, e está confirmado. Rony, um dos grandes destaques da equipe na Libertadores, ficou de fora dos últimos três jogos para aprimorar a condição física, vai para o jogo e deve formar a dupla de ataque com Luiz Adriano.
Já o Peixe derrotou o Boca Juniors por 3 a 0 na soma dos dois jogos da fase anterior, impondo o seu futebol com muita autoridade. Em La Bombonera, empate sem gols, mas o Santos fez valer o mando de campo na Vila Belmiro, teve grande atuação e marcou três vezes para chegar à decisão.
O Verdão chega à final após vencer o River Plate por 3 a 2 no placar agregado das semifinais, com direito a um jogo de volta muito tenso, no qual perdeu em casa por 2 a 0, mas conseguiu a classificação por ter vencido a ida por 3 a 0, com grande atuação na Argentina.
CHEGOU O DIA DA GRANDE DECISÃO! Palmeiras e Santos se enfrentam pela tão esperada final da Libertadores da América. O clássico paulista será disputado no Maracanã a partir das 17h (horário de Brasília).